Assembleia marca fundação do Instituto Oswaldo Dias em Mauá

Por Portal Opinião Pública 29/05/2025 - 11:37 hs
Foto: Jornal Opinião Pública
Assembleia marca fundação do Instituto Oswaldo Dias em Mauá
Marcelo Oliveira e Celma Dias discursaram durante assembleia

Uma assembleia, realizada na noite desta segunda-feira (26), marcou a pedra fundamental para a fundação de uma nova entidade em Mauá: o Instituto Oswaldo Dias. A nova associação deverá atuar na área social e carrega o nome do ex-prefeito - que comandou a cidade por três mandatos (entre 1997 e 2004 e entre 2009 e 2012), e faleceu em agosto do ano passado, aos 82 anos – como forma de homenagear seu legado.

A assembleia aconteceu no prédio Miguel Arraes, onde atualmente funciona a Secretaria de Educação de Mauá, e reuniu diversas lideranças políticas do município, além da família Dias. Entre os presentes estavam a ex-esposa de Oswaldo e ex-vice-prefeita de Mauá, Celma Dias; o atual secretário de Serviços Urbanos de Mauá e filho do ex-prefeito, Leandro Dias; a filha de Oswaldo, Lilian Dias; além do prefeito Marcelo Oliveira (PT), do vice, Juiz João (PSD), e dos vereadores Rangel Souza, José Luiz Cassimiro e Juninho Getúlio (PT).

Durante a cerimônia, Celma, Leandro e Lilian fizeram questão de destacar a preocupação que Oswaldo Dias sempre demonstrou, ao longo de sua trajetória política na cidade, com o bem-estar social da população, e como o olhar do ex-prefeito irá guiar as ações do novo instituto, focando nos trabalhos nesta área. A expectativa da família Dias é de que em breve a entidade inicie suas atividades.

Horas depois do encontro, o prefeito de Mauá também utilizou suas redes sociais para ressaltar a figura de Oswaldo Dias como uma das principais lideranças que Mauá já teve e o legado deixado pelo ex-correligionário.

“Um homem que marcou Mauá com sua força, generosidade e compromisso com o povo. Ao lado de sua amada esposa Celma Dias, dos filhos Leandro e Lilian, e da neta que carrega o brilho do seu olhar, Oswaldo deixou um legado que vai muito além da política — ele deixou amor, exemplo e esperança. Que esse Instituto seja a continuação viva de tudo o que ele representou para nossa cidade”, postou. 

Quem foi Oswaldo Dias 

Nascido na cidade de Guarani, em Minas Gerais, Oswaldo Dias chegou à Mauá nos anos 1960 e trabalhou em diversas empresas na região do Grande ABC até concluir o curso superior em Ciências Sociais. Após se formar, Dias passou a lecionar na rede pública estadual, onde permaneceu até 1995, pouco antes de iniciar a campanha pela Prefeitura de Mauá, que lhe renderia seu primeiro mandato na cidade.

Ainda no início dos anos 1980, ele passou a estreitar sua relação com a política, sendo peça fundamental para a abertura do primeiro núcleo do Partido dos Trabalhadores em Mauá. Filiado à sigla, Dias concorreu à Prefeitura em 1988 e quatro anos depois foi eleito vereador em 1992, função que ele diz ter sido essencial para que ele conhecesse bem a cidade e pudesse fazer um bom mandato como prefeito, a partir de 1997.

“A nossa vereança se prendeu muito em conhecer a realidade do município. Fizemos uma Comissão de Inquérito para apurar a dívida, outra para apurar uma obra superfaturada e com isso passamos a discutir a cidade de tal forma que, quando fomos eleitos, tínhamos uma visão bastante abrangente do que era Mauá. Até porque por conhecer a cidade de 1979 até 1996, conhecíamos bem a cidade através das escolas”, disse em entrevista à Revista Sucesso.

Eleito prefeito com o slogan ‘Chega de Abandono, Adote Mauá’, Dias foi responsável por uma grande mudança na cidade em seus oito primeiros anos de governo a partir de obras como o Ginásio Poliesportivo Celso Daniel, o novo prédio da Câmara dos Vereadores, o Teatro Municipal, a construção do Shopping Popular, a chegada do Mauá Plaza Shopping e do Rodoanel, entre outras benfeitorias.

Ele retornou ao Paço em 2009 para um terceiro mandato, desta vez mais focado na área social. “Construímos vários CRAS (Centros de Referência em Assistência Social), construímos as UPAs (Unidades de Pronto-Atendimento), a área social no Cadastro Único avançou muito, mas o terceiro mandato foi mais difícil”, lembrou à publicação.

Nos últimos anos, devido a saúde debilitada, Dias ficou distante da vida pública mauaense, mas manteve-se ativo na militância.